Jogos Geográficos: como construir?
A
diferença principal entre os jogos recreativos e os jogos pedagógicos é que,
enquanto os recreativos têm como finalidade o entretenimento, os pedagógicos
sempre estão relacionados a objetivos de aprendizagem e intencionalidades
didáticas referente ao tema que será estudado. Os jogos geográficos aqui do blog pertencem a esse segundo grupo, uma vez que foram elaborados com imagens e mapas que se
encaixam a temas e conteúdos do currículo.
Quando preparamos e confeccionamos
nossos próprios jogos, ampliamos a potencialidade do material, podendo atingir
diferentes objetivos simultaneamente. Claro
que isso exige a produção do material. Assim, nesta postagem trago quatro etapas importantes com algumas dicas de como planejar e criar jogos, que estão descritas no livro "Jogos Geográficos na sala de aula" .
Fonte: BREDA, 2018
ETAPA 1: Identificação
do tema. Em outras palavras, o que queremos trabalhar com os jogos: podem
ser habilidades, conteúdos ou valores. Esse primeiro passo é que irá determinar
a dinâmica do jogo. O diálogo com o grupo de estudantes pode ser um ingrediente
especial. Perguntas resultam em ideias e em novas possibilidades.
Consultar
o currículo também pode facilitar; pois, com isso, você encaixa mais facilmente
o jogo no seu planejamento escolar. Projetos integrados à escola, com temas
transversais, também podem ser uma boa opção. O importante é que o material
atenda às suas expectativas e às necessidades de seus alunos.
ETAPA 2: Escolha
da dinâmica do jogo: de simulação, de
encenação, de cooperação... Consulte ou convide seus alunos para essa escolha.
Leve em consideração que alguns jogos exigem mais tempo para a confecção do
material. Nessa fase, estimar o tempo de duração da partida do jogo e de outros
segmentos da sequência didática é aconselhável. Considere atentamente o tempo
disponível. E cuidado, a partida do jogo, muitas vezes, leva mais tempo do que
nós adultos planejamos. Selecione atividades ajustadas à distribuição da carga
horária das aulas e que se encaixem no seu planejamento bimestral (ou
trimestral) integrado ao currículo de sua escola.
ETAPA 3: Buscar e organizar as informações: Saiba quais os
materiais e recursos serão necessários para a confecção de seu jogo. Serão
palavras, imagens, gráficos, desenhos ou mapas? Dependendo do que for escolhido,
essa fase pode envolver trabalho de campo. Seja flexível aos novos conteúdos ou
objetivos que possam surgir com essas informações. Conteúdos transversais são bem-vindos,
mas, cuidado, não perca de vista o foco principal. Esteja preparado para possíveis alterações a
depender do seu orçamento e do tempo disponível para a confecção das peças e/ou
tabuleiros.
ETAPA 4: Construção do material: Dependerá do
jogo escolhido. Tabuleiros normalmente exigem mais tempo para a preparação; já
dominós ou quebra-cabeças são mais rápidos e simples de construir. Os jogos
precisam também vir acompanhados de explicações explícitas sobre os conteúdos,
objetivos e regras.
Fonte: BREDA, T. V. Jogos Geográficos na sala de aula. Appris: Curitiba, 2018 (no prelo)
Você ainda encontrará no blog indicações de leituras, roteiros de planejamentos e alguns exemplos de jogos e regras!!
Você ainda encontrará no blog indicações de leituras, roteiros de planejamentos e alguns exemplos de jogos e regras!!
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