sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Jogos Geográficos: como construir?



A diferença principal entre os jogos recreativos e os jogos pedagógicos é que, enquanto os recreativos têm como finalidade o entretenimento, os pedagógicos sempre estão relacionados a objetivos de aprendizagem e intencionalidades didáticas referente ao tema que será estudado. Os jogos geográficos aqui do blog pertencem a esse segundo grupo, uma vez que foram elaborados com imagens e mapas que se encaixam a temas e conteúdos do currículo. 

Quando preparamos e confeccionamos nossos próprios jogos, ampliamos a potencialidade do material, podendo atingir diferentes objetivos simultaneamente.  Claro que isso exige a produção do material. Assim, nesta postagem trago quatro etapas importantes com algumas dicas de como planejar e criar jogos, que estão descritas no livro "Jogos Geográficos na sala de aula" .

como criar jogos pedagógicos
Fonte: BREDA, 2018


ETAPA 1: Identificação do tema. Em outras palavras, o que queremos trabalhar com os jogos: podem ser habilidades, conteúdos ou valores. Esse primeiro passo é que irá determinar a dinâmica do jogo. O diálogo com o grupo de estudantes pode ser um ingrediente especial. Perguntas resultam em ideias e em novas possibilidades.
Consultar o currículo também pode facilitar; pois, com isso, você encaixa mais facilmente o jogo no seu planejamento escolar. Projetos integrados à escola, com temas transversais, também podem ser uma boa opção. O importante é que o material atenda às suas expectativas e às necessidades de seus alunos.

ETAPA 2: Escolha da dinâmica do jogo: de simulação, de encenação, de cooperação... Consulte ou convide seus alunos para essa escolha. Leve em consideração que alguns jogos exigem mais tempo para a confecção do material. Nessa fase, estimar o tempo de duração da partida do jogo e de outros segmentos da sequência didática é aconselhável. Considere atentamente o tempo disponível. E cuidado, a partida do jogo, muitas vezes, leva mais tempo do que nós adultos planejamos. Selecione atividades ajustadas à distribuição da carga horária das aulas e que se encaixem no seu planejamento bimestral (ou trimestral) integrado ao currículo de sua escola.


ETAPA 3: Buscar e organizar as informações: Saiba quais os materiais e recursos serão necessários para a confecção de seu jogo. Serão palavras, imagens, gráficos, desenhos ou mapas? Dependendo do que for escolhido, essa fase pode envolver trabalho de campo. Seja flexível aos novos conteúdos ou objetivos que possam surgir com essas informações. Conteúdos transversais são bem-vindos, mas, cuidado, não perca de vista o foco principal.  Esteja preparado para possíveis alterações a depender do seu orçamento e do tempo disponível para a confecção das peças e/ou tabuleiros.

ETAPA 4: Construção do material: Dependerá do jogo escolhido. Tabuleiros normalmente exigem mais tempo para a preparação; já dominós ou quebra-cabeças são mais rápidos e simples de construir. Os jogos precisam também vir acompanhados de explicações explícitas sobre os conteúdos, objetivos e regras. 



Fonte: BREDA, T. V. Jogos Geográficos na sala de aula. Appris: Curitiba, 2018 (no prelo)


Você ainda encontrará no blog indicações de leiturasroteiros de planejamentos e alguns exemplos de jogos e regras!!

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