Todos os textos podem ser reproduzidos ou compartilhados, desde que citadas as fontes e consideradas as datas em que foram escritos.
Boa leitura!
Tese de doutorado
BREDA, T. V. “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”- experiências formativas com professoras dos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ciência e Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Universidade Autónoma de Madrid, Campinas, 2017. Download
BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino e História em Ciências da Terra). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Download
Trabalho Final de curso - Especialização
Trabalho de conclusão de curso - Graduação
BREDA, T. V. O olhar espacial e geográfico na leitura e percepção da paisagem municipal: contribuições das representações cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar. v.1-2, Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Ourinhos, 2010. Download VOL I, Download VOLII
Livros, capítulos de livros e E-books
BREDA, T. V.; FREITAS, A. Narrativas cartográficas e experiências espaciais: possibilidades para a cartografia escolar. In: CASTELLAR, S. Anais do X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: as diferentes linguagens do mundo contemporâneo e I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial, vol. 1. São Paulo: FEUSP, p. 557-570, 2018. Download
BREDA, T. V. Jogos geográficos na sala de aula. Curitiba: Appris, 2018. Visualizar. Vendido por Editora Appris; Saraiva; Livraria da Folha; Livraria Cultura.
BREDA, T. V. Jogos geográficos na escola: possibilidades para trabalhar noções espaciais e cartográficas. In: Denis Richter; Laís Campos, Cartografia Escolar. Coleção Docência em Geografia,Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, p. 29-49. Visualizar Vendido por Espaço Acadêmico
BREDA, T. V. Contribuciones del juego de simulación “Conhecendo o Parque Ecológico” en la construcción del razonamiento espacial en los niños. In: RAMIRO-SÁNCHEZ, T, RAMIR, M. T. (org.) Avances en ciencias de la educación y del desarrollo, AEPC: Granada, 2015, p. 109-116. Download
BREDA, T. V., GARCÍA DE LA VEGA. A., STRAFORINI, R. Raciocínio espacial no ensino de Geografia. Uma análise da Cartografia nos documentos curriculares da Espanha e Brasil. In: ALCARAZ, R. S. MONLLOR, E. M. T. Investigar para innovar en la enseñanza de la Geografía. CEE: Aliciante, 2016, p. 933-958. Download
GARCÍA DE LA VEGA, A., DEROSAS, C. D., SÁNCHEZ RICO, A., CHICA DÍAZ, M., BREDA, T. V. Historias en el paisaje de la Serranía de Atienza. In: Nativos digitales y geografía en el siglo XXI: educación geográfica y sistemas de aprendizaje, Sevilla: Universidad Pablo de Olavide, 2016, p. 522 - 533. Download
Artigos em Periódicos
BREDA, T. V, GARCÍA DE LA VEGA, A. The Development of Geographical reasoning through a ludo-didactic proposal in the city. Revista Didáctica Geográfica. Didáctica Geográfca n. 19, 2018, p. 289-293. DownloadBREDA, T. V, GARCÍA DE LA VEGA, A. El desarrollo del razonamiento geográfico a través de una propuesta ludo-didáctica en la ciudad. Revista Didáctica Geográfica. Didáctica Geográfca n. 19, 2018, p. 297-220. Download
BREDA, T. V. La construcción de las relaciones proyectivas en el juego “Puntos de Vista”. Anekumene, n. 14, 2018, p-57-65. Download
BREDA, T. V., CARNEIRO, C. D. R. Proposta de formação docente na confecção de jogos geográficos: uma experiência com professores de Campinas. In: Didácticas Específicas, nº 13, 2015, p. 45-60. Download
BREDA, T. V., CARNEIRO, C. D. R. Proposta de formação docente na confecção de jogos geográficos: uma experiência com professores de Campinas. In: Didácticas Específicas, nº 13, 2015, p. 45-60. Download
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L..; ZACHARIAS, A. A. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Terrae: Campinas. v.9, p.41 - 48, 2013. Download
BREDA, T. V.,PICANÇO, J. L, ZACHARIAS, A. A. Jogos e sensoriamento remoto: entenda como funcionam as possibilidades para a alfabetização cartográfica. Revista Conhecimentos Práticos-Geografia. v. 46, p. 66, 2012.
BREDA, T. V. Propostas e sugestões de atividades didáticas. In: Revista Geógrafos Sem Fronteiras. Disponível online [aqui]
BREDA, T. V. Propostas e sugestões de atividades didáticas. In: Revista Geógrafos Sem Fronteiras. Disponível online [aqui]
Artigos Completos em Anais de Eventos
BREDA, T. V. Por que eu tenho que trabalhar lateralidade- reflexões sobre a cartografia escolar brasileira. In: Anais do 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia : ensinar geografia com a diferença e com a política, 2018. Download
BREDA, T. V. Cartografando trajetórias: a (trans)formação de experiências. In: Anais... VII Fala outra Escola: Re-existir nas pluralidades do cotidiano. Campinas, 2017. Download
BREDA, T. V. A(s) cartografia(s) em diferentes contextos curriculares: reflexões de um estágio de doutorado no exterior. In Anais... Egal - 15 Encuentro de Geografos de América Latina, Bogotá, 2017. Download
BREDA, T. V. Cartografando trajetórias: a (trans)formação de experiências. In: Anais... VII Fala outra Escola: Re-existir nas pluralidades do cotidiano. Campinas, 2017. Download
BREDA, T. V. A(s) cartografia(s) em diferentes contextos curriculares: reflexões de um estágio de doutorado no exterior. In Anais... Egal - 15 Encuentro de Geografos de América Latina, Bogotá, 2017. Download
BREDA, T. V., GARCÍA DE LA VEGA, A. O desenvolvimento do raciocínio espacial na Educação Infantil: Estudo de caso com Jogos Geográficos no Centro de Educação Ambiental. In Anais, IX Colóquio de Cartografia para crianças e escolares, Goiânia, 2016, p. 598-605. Download
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L.. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia Escolar. In Anais, Egal -14 Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013. Download
BREDA, T. V., CARNEIRO, C. D. R. O uso didático de jogos geográficos e a linguagem visual no ensino de Geografia. In: Anais III Colóquio Internacional “A Educação pelas Imagens e suas Geografias”, Vitória, 2013. Download
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L..; ZACHARIAS, A. A. Jogo dominó: uma proposta lúdica para a alfabetização cartográfica. In: Anais VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013. Download
BREDA, T. V. Jogo da memória na construção das noções cartográficas. In: Anais 12 ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de ensino de Geografia, 2013. Download
BREDA, T. V., CARNEIRO, C. D. R. O uso didático de jogos geográficos e a linguagem visual no ensino de Geografia. In: Anais III Colóquio Internacional “A Educação pelas Imagens e suas Geografias”, Vitória, 2013. Download
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L..; ZACHARIAS, A. A. Jogo dominó: uma proposta lúdica para a alfabetização cartográfica. In: Anais VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013. Download
BREDA, T. V. Jogo da memória na construção das noções cartográficas. In: Anais 12 ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de ensino de Geografia, 2013. Download
BREDA, T. V., PICANÇO, J. L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: II Simpósio sobre Educação Ambiental e transdisciplinaridade, 2011, Goiânia. II SEAT. , 2011. Disponível online aqui
BREDA, T. V., PICANÇO, J. L. Jogo de tabuleiro "Conhecendo o Parque ecológico" como recurso lúdico e educacional em Geociências. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. , 2011. Disponível online aqui