Oficina:Produção de jogos para o ensino de Geografia
Formação, Docência e Pesquisa: desafios da Geografia no Nordeste
Descrição: O objetivo da oficina é apresentar e construir alguns jogos que permitam trabalhar noções cartográficas e conteúdos da Geografia Escolar. Pretende-se também orientar os educadores quanto a aplicação destes materiais, uma vez que esta dinâmica rompe com a rotina habitual na sala de aula. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogo da memória, jogo de tabuleiro e duas diferentes versões de dominós
Material Necessário: Computador com acesso a internet, Programa Google Earth e software de desenho.
Duração: 2 dias - 4h/d
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Oficina:Possibilidades de Jogos para o ensino de Geografia
Descrição:O objetivo da oficina é apresentar e construir alguns jogos que permitam trabalhar noções cartográficas e conteúdos da Geografia Escolar. Pretende-se também orientar os educadores quanto a aplicação destes materiais, uma vez que esta dinâmica rompe com a rotina habitual na sala de aula. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogo da memória, jogo de tabuleiro e duas diferentes versões de dominós.
Material Necessário: Computador com acesso a internet, Programa Google Earth e software de desenho.
Duração: 1 dia - 4h
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Oficina: Jogos: Uma proposta lúdica para a alfabetização cartográfica
"Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares" - IV CBG
25 e 28 de junho de 2013
http://www2.fc.unesp.br/cbe/minicursos1.pdf
Descrição: Esta oficina traz propostas de jogos para o ensino de Geociências elaborados com dinâmicas atrativas de fácil aplicação, confeccionados em programas computacionais de desenho tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto do espaço vivido do aluno. Estes materiais (Figura 01) têm como estratégia didática a valorização do lugar, uma vez que a educação ambiental prima pela construção de valores e um repensar nas atitudes que são primeiramente materializadas no lugar.
Duração: 3 dias - 2h/d
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Cursos de Formações
Parte 1- Leitura de Imagens a partir de Jogos
Parte 2-Possibilidades de jogos para o ensino de Ciências
Descrição: Estas oficinas fizeram parte do Projeto de Formação de Educação de Jovens e Adultos da rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Um dos módulos que compunha a formação era Linguagem Visual dentro da formação em Ciências da Natureza, e contava portanto com professores om formação em Biologia, Química e Pedagogia.
Duração: 2 dias - 2h/d
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OFICINA: Jogos para a alfabetização cartográfica
EVENTO : ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - ENG - 2012
Descrição: Pretende-se abordar na oficina algumas possibilidades de jogos na alfabetização cartográfica. O objetivo da oficina é apresentar jogos que permitam trabalhar algumas noções cartográficas e conteúdos da geografia. Pretende-se também orientar os educadores para a sua aplicação, uma vez que estas dinâmicas rompem com as rotinas habituais na sala de aula. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogo da memória, jogo de tabuleiro e duas diferentes versões de dominós.
Duração: 1 dia - 3h/d
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OFICINA: Jogos no ensino de geociências
EVENTO : V Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra – EnsinoGeo-2011
08 a 12 de novembro de 2011
Descrição: Esta oficina traz propostas de jogos para o ensino de Geociências/Geografia elaborados com dinâmicas atrativas de fácil aplicação, confeccionados em programas computacionais de desenho tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto do espaço vivido do aluno. Estes jogos incluem: quebra-cabeças, jogo da memória, jogo de tabuleiro e duas diferentes versões de dominós.
Duração: 1 dia – 2h/d
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OFICINA: Possibilidades de Jogos Geográficos na Educação Ambiental
19 e 20 de Agosto 2011
Descrição: Será abordado na oficina algumas possibilidades de jogos na Educação. O objetivo da Oficina é apresentar jogos que permitam trabalhar a Educação Ambiental, e orientar os educadores para a sua aplicação, uma vez que estas dinâmicas rompem com as rotinas habituais do ensino. Estes materiais tem como estratégia didática a valorização do lugar, uma vez que a Educação Ambiental prima pela construção de valores e um repensar nas atitudes que são primeiramente materializadas no lugar.
Duração: 2 dias – 2h/d