domingo, 23 de julho de 2017

Jogo de Tabuleiro: Localize-se no mundo

Elaboração: Viviane Lousada Cracel
Colaboração: Thiara Vichiato Breda

   Este jogo foi construído com o objetivo de discutir e aprofundar os conhecimentos sobre orientação, localização, movimentos da Terra e fuso horário, que são parte do conteúdo programático para o 6º ano do EF. De acordo Viviane Cracel*, professora idealizadora desse material, o jogo possibilitaria a ampliação dos conhecimentos cartográficos e um maior interesse dos alunos. Isso ajudaria também a deixar as aulas mais dinâmicas a partir do lúdico. 
    A professora utilizou o material após a explicação teórica dos conteúdos e da realização de exercícios, a fim de que os alunos aprendessem por meio do jogo e, ao mesmo tempo, “retomassem” os conhecimentos apreendidos ao longo do trimestre. Para sua confecção, utilizamos como base para o tabuleiro um mapa político do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o programa Inkscape, tanto para adaptar o mapa-tabuleiro como para criar as cartas. 


     No jogo, o jogador precisa completar primeiro a meta estipulada na “Carta Objetivo”, a ser retirada no início do jogo por cada jogador. Nesta carta constam duas coordenadas geográficas em pontos extremos do mapa-tabuleiro: uma será o ponto de partida e a outra o ponto de chegada. Com isso, o aluno posiciona o peão no local indicado como ponto de partida (cada jogador terá um ponto de partida e chegada diferentes). Feito isso, o jogador deverá lançar o dado e andar o número de casas correspondentes apenas na vertical ou horizontal. As casas são os próprios quadrantes formado pelas linhas imaginárias das latitudes e longitudes do mapa-tabuleiro. Quando o dado cair com a face da interrogação, o jogador deverá retirar uma “Carta-Pergunta” sem ver e outro jogador deverá ler a pergunta. Nesta, com questões sobre os temas previamente elencados pela professora da turma, há 3 alternativas com apenas uma correta. Quando respondem corretamente, avançam; caso contrário, ficam uma rodada sem jogar. Vence quem atingir primeiro o objetivo estipulado para cada um.

Tabuleiro - Download aqui

Regras do Jogo - Download aqui    

        
"Carta Objetivo" - Download aqui                "Carta Pergunta" - Download aqui

     No jogo foi possível trabalhar a compreensão de atributos dos mapas e habilidades cartográficas, que auxiliaram na associação de conteúdos geográficos já desenvolvidos com os alunos durante o trimestre. Para o início e desenvolvimento do jogo era imprescindível a compreensão das coordenadas geográficas, caso contrário o aluno não conseguiria dar procedimento na partida. Nas 60 cartas-pergunta a professora teve a preocupação de trabalhar todos os conteúdos relacionados com a cartografia daquele trimestre. Com isso, durante a partida o aluno era estimulado a desenvolver noções cartográficas, como por exemplo nos cálculos de fuso horário em que o aluno, ao compreender o conceito de fuso horário, poderia “encontrar” a resposta no próprio mapa-tabuleiro.

Exemplos de cartas-pergunta e as habilidades ou conceitos trabalhados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONCEITOS
EXEMPLOS DE CARTAS
ORIENTAÇÃO
Pontos cardeais
Qual é o oceano localizado a oeste do continente americano?
LOCALIZAÇÃO
Paralelos e latitudes
Como se chamam as linhas imaginárias horizontais que “cortam” o globo?
Meridianos e longitudes
A longitude varia de?
Coordenadas geográficas
Ponto de partida e de chegada
MOVIMENTO DA TERRA

Estações do ano
Qual das alternativas abaixo apresenta uma consequência do movimento de translação?
Zonas climáticas
O Brasil está localizado em quais zonas térmicas?
Fusos horários
Imagine que sejam 21 horas no Chile. Que horas será em
Taiwan ao mesmo tempo?
Fonte: Breda 2017, p. 46 



     A utilização do mapa-tabuleiro para a construção das noções e conceitos geográficos/cartográficos no “Localize-se no mundo”, foi de fundamental importância para que os alunos dominassem o código linguístico. O material construído especificamente com intencionalidades geográficas, além de estimularem habilidades espaciais e cartográficas, auxiliam na aprendizagem de conceitos inerentes para que esse aluno possa dominar o código linguístico da sua cultura, dando sentido/significação às representações espaciais. Os jogos podem contribuir para que nossos alunos se tornem leitores críticos de mapas e mapeadores conscientes (SIMIELLI, 2010), mas cabe a nós mediadores abordar e compreender feições da linguagem cartográfica em outras situações. Conforme nos alerta Seemann (2014, p. 40), “o que é de maior interesse não é o mapa como produto final, mas os processos da sua concepção e elaboração inseridos nos contextos socioculturais, econômicos e políticos de cada época e lugar”. Fica o convite para nós, professoras e professores, irmos além do domínio gramatical, fazendo emergir em nossos alunos modos de representações mais expressivos, exercitando a linguagem cartográfica nas mais diversas situações e criações das práticas sociais.


Confira o roteiro para planejar jogos [aqui]


*Este material foi desenvolvido pela professora Dra. Viviane Cracel durante o curso de formação Confecção de jogos no ensino de Geografia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

BREDA, T. V. Jogos geográficos na escola: possibilidades para trabalhar noções espaciais e cartográficas. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Laís. Cartografia Escolar. Coleção Docência em Geografia, Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, p. 29-49 Vendido por Espaço Acadêmico
SEEMANN, J. O Ensino de cartografia que não está no currículo: Olhares cartográficos, “carto-fatos” e “cultura cartográfica”. In NUNES, F. G. (org.) Ensino de Geografia: Novos olhares e práticas. Dourados: Editora da UFGD, p.37-60, 2014.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. de. (Org.) Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010, p. 71-94.

sábado, 22 de julho de 2017

Roteiro para planejamento dos jogos

Os jogos presentes neste blog seguiram as sugestões de Macedo, Petty e Passos (2000), quanto à estrutura e organização, direcionando os jogos para trabalhar as noções ou conceitos cartográficos/geográficos.

Download para planejamento editável aqui


MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Você ainda encontrará no blog indicações de leiturasdicas de elaboração e alguns exemplos de jogos e regras!!